Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Tempos de stress

Sugestões de como gerir

PARA AS CRIANÇAS

É provável que existam momentos de stress para pais e filhos, quando estão fechados em casa durante longos períodos de tempo. Como pais, sabemos que todas as crianças são diferentes, e respondem e lidam com o stress à sua maneira. Algumas ficam mais apegadas, outras chateadas ou agitadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou algumas recomendações e técnicas simples para ajudar a gerir o stress, para que os pais se possam sentir mais tranquilos. Porque uma criança feliz também origina pais felizes.

Troque o stress por apoio

A melhor maneira de lidar com o stress do seu filho é o apoio. Quando as crianças estiverem stressadas, dê-lhes apoio, ouça suas preocupações e tranquilize-as, passando a mensagem de que estão nisto juntos.

Amor, amor, amor

Como todos nós, as crianças necessitam de mais amor e atenção durante períodos de stress. Reserve um momento todos os dias para se concentrar apenas nos seus filhos. Lembre-se de os ouvir e de os tranquilizar, relaxem e brinquem juntos, todos ficarão melhor com isso.

Fiquem juntos

Se possível, tente manter o(s) seu(s) filho(s) juntos e próximos de si. Separar os irmãos é retirar-lhes também uma fonte de amizade. Se, por algum motivo, os seus filhos estiverem separados, promova o contato regular entre eles, por exemplo por telefone ou chat na internet.

Crie uma rotina

Estabeleça uma rotina diária. Se ainda não o fez, seja criativa/o com o seu filho e invente uma, tendo em consideração o ambiente que vos rodeia, e que os bebés gostam de ter uma mistura de aprendizagem, brincadeira e relaxamento durante o dia.

Explique o que está a acontecer

Se o seu filho tiver idade suficiente para compreender, tente explicar-lhe o que está a acontecer com o COVID-19, e como poderão reduzir o risco de infeção juntos. Não tenha medo de o preparar calmamente para o que poderá acontecer caso alguém adoeça, o seu filho provavelmente compreenderá melhor do que julga.

PARA OS PAIS

Com a responsabilidade que advém da parentalidade e o esforço para manter o quotidiano o mais normal possível, é natural que os pais se sintam tristes, stressados, confusos, assustados ou com raiva perante esta situação. Aqui ficam algumas dicas simples para ajudar a ver as coisas de outra perspetiva e transformar esta situação negativa numa situação positiva.

Não está sozinha/o

Conversar com outras pessoas é uma ótima maneira de expressar sentimentos e ajudar a levantar o ânimo. Portanto, telefone a um amigo próximo, um familiar ou mesmo a alguém com quem já não fala há algum tempo. Estamos juntos nisto e vamos sair juntos.

Há sempre coisas para fazer

Se estiver em isolamento, mantenha um estilo de vida saudável e ativo – incluindo uma alimentação saudável, boas noites de sono, exercício físico diário e contacto com outras pessoas. Tente aproveitar e mantenha a situação o mais normal possível.

Tenha em conta apenas os factos

Reúna informações que o ajudarão a determinar com precisão o seu nível de risco, para que possa tomar as devidas precauções. Procure fontes fidedignas de informação, como o site da Organização Mundial de Saúde ou da Direção Geral da Saúde em Portugal.

Tente gerir o tempo despendido a ver a cobertura dos media sobre a situação, para não ficar sobrecarregado com informações perturbadoras que, na verdade, não ajudam.

Já fez isto antes

Embora esta seja uma situação única, recorra às capacidades que desenvolveu e utilizou no passado para superar estados de doença ou outras adversidades da vida. Os seus mecanismos de defesa e a sua força estão lá para o ajudar novamente.

 

Tenha cuidado e fique em segurança!

 

Mantenha-se informado e siga as indicações das Autoridades de Saúde!

É muito importante que se mantenha a par das informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, disponíveis no site da Direção Geral da Saúde. Por favor, verifique-o regularmente. Procure sempre aconselhamento em fontes fidedignas para si e para o seu bebé.

 

Esta informação não pretende substituir aconselhamento médico. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver alguma dúvida ou preocupação.

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas
Messenger
Contacte-nos pelo
facebook
Faq
Descubra as respostas às
perguntas frequentes