Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

COVID-19 (Coronavírus)

Como se proteger a si e ao seu bebé

As recomendações indicadas nesta página são algumas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, traduzidas para as medidas indicadas pela Direção Geral de Saúde (DGS). Para todas as medidas de prevenção do contágio, é recomendável visitar o site da Direção Geral de Saúde.

Este é um momento bastante inquietante para pais de crianças pequenas, futuros pais e mulheres grávidas. É por isso que nós, Aptababy, estamos a partilhar as recomendações da DGS sobre como proteger a sua família e os seus filhos pequenos, sendo os pais a principal fonte de contacto da criança com o mundo exterior.

7 MANEIRAS PARA AJUDAR A
PROTEGER O SEU BEBÉ

Lave as mãos regularmente

O COVID-19 é transmitido por contacto humano e, portanto, lavar as mãos com frequência é uma das melhores maneiras de se proteger. Por isso lave bem as mãos com água e sabão e desinfete com uma solução alcoólica antes de tocar ou pegar no seu bebé. Peça a qualquer pessoa que esteja prestes a fazê-lo, para lavar as mãos também.

Os bebés não conseguem lavar as mãos sozinhos, pelo menos por enquanto. Ajude-os a fazê-lo, tornando parte regular das brincadeiras ou das refeições e lave-lhes bem as mãos usando um sabonete à base álcool ou água e sabão.

Porquê? Porque a lavagem adequada ajuda a eliminar os vírus presentes nas nossas mãos, protegendo-se assim a si e ao seu bebé.
Veja, no site da DGS, as orientações para a lavagem adequada das mãos.

Promova o isolamento social

Lembramos que, neste momento, a melhor coisa a fazer é ficar em casa e evitar as deslocações que não são essenciais.

Os bebés são muito engraçados e facilmente atraem a atenção de todos. Deve por isso tentar minimizar as interações do seu bebé com as outras pessoas. Impedir que o peguem ao colo e o abracem pode parecer difícil, mas é, nesta altura, uma medida bastante importante para o proteger.

Além de evitar o contacto, lembre-se de manter uma distância de segurança de pelo menos um metro de qualquer pessoa a tossir ou a espirrar.

Porquê? Porque quando alguém tosse ou espirra espalha pequenas gotículas do nariz ou da boca que podem conter o vírus. Se você ou o seu bebé estiverem próximos, podem inalar essas gotículas que podem estar contaminadas.

Não toque nos olhos, nariz e boca

Durante o dia, tocamos em muitas superfícies e objetos. Sabemos que não pode deixar de tocar e abraçar seu bebé e sabemos também que ele, por sua vez, também gosta de tocar em si. Por esse motivo, certifique-se de que qualquer pessoa que queira tocar e abraçar o seu bebé (incluindo você) lavou adequadamente as mãos, antes de o fazer.

Porquê? As superfícies e os objetos podem estar contaminados com o COVID-19 e, através da manipulação destes, o vírus estiver nas suas mãos, pode ser facilmente transferido para a boca, nariz ou olhos e causar infeção.

É certo que não podemos parar de tocar em superfícies e objetos e sabemos que é difícil limitar a curiosidade dos bebés, mas pode evitar a transmissão do vírus tentando não tocar no seu rosto e no do bebé.

Tenha atenção à higiene respiratória

Certifique-se de que você e as pessoas à volta do seu bebé seguem uma higiene respiratória adequada através de ações muito simples, mas fundamentais, para evitar a disseminação do vírus. Cada vez que tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço que deve deitar fora de imediato após o uso.

Porquê? As gotículas espalham os vírus. Seguindo estas regras simples, protege o seu bebé e as pessoas à sua volta contra o vírus COVID-19 e outros responsáveis por constipações, gripes e outras doenças.

Sente-se doente? Procure aconselhamento médico.

É simples, fique em casa se se sentir doente! E se tiver sintomas como febre, tosse e dificuldades respiratórias, procure aconselhamento médico. Siga as instruções da Direção Geral de Saúde ou ligue para o SNS 24.

Porquê? As autoridades nacionais têm as informações mais atualizadas sobre a situação na sua área e, portanto, poderão direcioná-lo rapidamente ao serviço de saúde apropriado, ou dar-lhe conselhos para o proteger, ajudando a evitar a propagação do vírus e outras infeções.

Cozinhe de forma higiénica e segura

Ao cozinhar, é muito importante seguir alguns procedimentos simples de segurança alimentar: use tábuas de corte diferentes para alimentos crus e cozidos e separe a carne/peixe dos vegetais/fruta. Lave bem as mãos ao alternar de uma para a outra. Certifique-se de que todos os alimentos são corretamente manipulados durante a sua preparação e que ficam bem cozinhados.

Porquê? Porque ao cozinhar não o faz apenas para si, mas também para a sua família. O COVID-19 também pode ser transmitido na manipulação de alimentos, por isso é ainda mais importante seguir procedimentos simples de segurança alimentar durante a preparação.

Mantenha-se informado e siga os conselhos da Direção Geral de Saúde.

É muito importante que esteja informado sobre as atualizações mais recentes relacionadas com a epidemia de COVID-19, disponíveis no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) e no site da Direção Geral de Saúde.

Procure sempre fontes de informação fiáveis e em caso de dúvidas consulte o seu médico ou pediatra.

Esta informação não pretende substituir o aconselhamento do profissional de saúde. Procure sempre o aconselhamento de um profissional de saúde se tiver dúvidas ou preocupações.

Fonte:
https://www.dgs.pt
https://www.who.int

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas
Messenger
Contacte-nos pelo
facebook
Faq
Descubra as respostas às
perguntas frequentes