Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Atividades para os bebés

mês por mês

Atividades para bebés até aos 2 anos

Os bebés crescem num “piscar de olhos”. Os primeiros 24 meses são muito importantes. Neste período, deve apoiar o desenvolvimento do seu bebé a vários níveis: físico, intelectual e psicológico. Esta é a fase em que os bebés adquirem consciência do corpo, através do movimento e da brincadeira. E não é preciso muito para os estimular, tudo o que precisa são objetos que encontra facilmente em sua casa.

...E não se esqueça, lave as suas mãos e as do seu bebé, conforme recomendado pelas autoridades de saúde, antes e depois de jogar. Evite qualquer contato das mãos com o rosto, tanto quanto possível!

O que pode ser feito nos primeiros 6 meses?

* Coloque vários lápis de cor num saco de plástico transparente, que não se rompa facilmente, e feche-o bem. Coloque o saco dentro do alcance visual do seu bebé. Deite-o de barriga para baixo e verá como ele vai tentar alcançá-lo. Este movimento, de estender a mão para tocar no saco, ajudará a fortalecer os músculos do braço e do pescoço do bebé, além de ser benéfico para o desenvolvimento sensorial. Ao mesmo tempo, ajudará também a apresentá-lo às diferentes cores. Não deixe que o bebé toque no saco com os lápis sozinho.

* Massaje suavemente o corpo do bebé com diferentes tecidos, e, se possível, apresente-os com diferentes aromas, como laranja, baunilha ou lavanda. Podemos fortalecer as conexões neuronais do bebé esfregando levemente a sua pele com seda, lã, algodão e outros tecidos macios.

* Quando o seu bebé começar a emitir sons, grave-os e deixe que ele os ouça, observando a reação dele. Apresente-lhe outros sons, como o toque do telefone ou música. Este exercício ajudará o bebé a aprender a distinguir sons, bem como a diferenciar palavras posteriormente. Quando o bebé ouve os mesmos sons e palavras várias vezes, memoriza-os, o que faz com que se tornem familiares.

* Deite o seu bebé de barriga para baixo, pegue em duas colheres do bebé, e bata uma com a outra, para tentar que o bebé se aproxime de si. Bata com mais força à medida que ele se for aproximando. No quinto e sexto mês, com o bebé sentado, ofereça-lhe as colheres para ele brincar, supervisionando-o sempre. Ouvir ritmos e sons diferentes, ajudará a melhorar as conexões neuronais.

* Coloque um brinquedo em frente ao seu bebé e depois esconda-o. A seguir, pergunte "Para onde foi?", e "Estará aqui, ou ali?", enquanto o procura. Observe as reações do bebé e a progressão no seu desenvolvimento cada vez que jogam. Ele olha para o local onde escondeu o brinquedo, ou já tenta deslocar-se para lá?

...E não se esqueça, lave as suas mãos e as do seu bebé, conforme recomendado pelas autoridades de saúde, antes e depois de jogar. Evite qualquer contato das mãos com o rosto, tanto quanto possível!

Atividades para bebés de 6 a 12 meses:

* Os brinquedos com música chamam sempre a atenção dos bebés. Coloque um brinquedo num local da divisão e aumente o som. Depois, pergunte de onde vem a música. Será que vai tentar encontrá-lo? Se o bebé mostrar que sabe onde está o brinquedo, mude-o de posição e pergunte novamente. Se ele já conseguir gatinhar, coloque o brinquedo num lugar que o bebé consiga alcançar. Este tipo de atividades ajuda no desenvolvimento da noção de relação entre causa e efeito e da consciência espacial. Supervisione sempre as atividades do seu bebé.

* Nesta fase, pode começar a brincar com bonecos. Quando os oculta atrás das costas, o bebé procura por eles? Esconda-os também por cima da cabeça do bebé, atrás dele ou debaixo de uma almofada. Traga-os de volta ao campo visual e converse com eles. De seguida, coloque-os nas mãos do bebé e veja como ele reage. Vá repetindo o jogo até que o bebé a/o tente imitar. É uma ótima atividade para estabelecer novas conexões neuronais.

* Para melhorar a capacidade de trepar do seu bebé, crie uma área segura onde ele possa praticar, com a sua ajuda. Empilhe, progressivamente, várias almofadas grandes (primeiro 2, depois 3) e coloque um brinquedo no topo, para ele o tentar alcançar. Supervisione sempre as atividades do seu bebé.Este é um jogo que ajuda no desenvolvimento das capacidades motoras básicas, o que contribui para a aprendizagem da marcha, mais tarde.

*
A partir dos 9 a 10 meses é o momento para começar a desenvolver a noção de dentro e fora. Coloque um brinquedo numa caixa ou num saco de papel/cesto. Depois, ajude-o a retirá-lo, dizendo as palavras "dentro" e "fora". Pode repetir este jogo quantas vezes quiser.

* Arranje várias argolas adequadas para esta idade, de tamanhos e, se possível, cores diferentes. Organize-as da menor para a maior e vice-versa. Ao organizar as argolas consoante o tamanho ou a cor, explique ao bebé o que está a fazer. Coloque-as nos braços dele, ou deixe-o segurá-las e arremessá-las, para depois as poder recuperar. Isto é importante para o desenvolvimento da compreensão de conceitos.

* Neste período de confinamento, ajude o seu bebé a familiarizar-se com o ambiente que o rodeia. Quando entrarem numa divisão da casa, indique ao bebé a designação da mesma e a sua função. Na vez seguinte, apresente um dos componentes da mobília e explique as suas características. Faça sons para o seu bebé, e, se possível, encoraje-o a repeti-los. A partir dos 10 meses, podem ser estabelecidas ligações relacionadas com a memória, e este tipo de atividades pode ser muito útil.

.... E não se esqueça, lave as suas mãos e as do seu bebé, conforme recomendado pelas autoridades de saúde, antes e depois de jogar. Evite qualquer contato das mãos com o rosto, tanto quanto possível!

Atividades para crianças de 12 a 24 meses:

* Entre os 12 e os 16 meses, leia livros ao seu filho, que lhe chamem a atenção. Deixe-o olhar para as imagens e apresente-lhe os objetos e formas. Depois, pergunte onde estão os objetos/formas que apresentou.

* Após os 16 meses, o bebé começa a aprender mais palavras e é importante estimulá-lo. Construa fantoches a partir de meias e invente histórias com eles. Isto ajuda a desenvolver a criatividade e o vocabulário.

* Depois dos 16 meses, o bebé pode também começar a brincar com puzzles e blocos de construção adequados à idade. Isto ajudará a melhorar as suas capacidades relacionadas com matemática e ciências.

* A partir dos 18 meses, os cartões de memória e de correspondência são importantes para combinar formas, objetos e conceitos. Ao combinar as imagens presentes nos cartões, numa história, ajuda a expandir o vocabulário do bebé.

* As crianças com mais de 2 anos aborrecem-se rapidamente, aqui ficam algumas sugestões para as entreter:
⦿ Jogue um jogo de adivinhas: “Estou a olhar à minha volta e vejo algo vermelho! O que pode ser?"
⦿ Se houver mais pessoas convosco, organize-as em categorias: "Quantos homens e quantas mulheres estão aqui?”, “Quantas mulheres com cabelo louro estão aqui?", entre outros.
⦿ Pode também organizar jogos de contar: "Vamos olhar para o céu, quantas nuvens podemos contar?”, “Com o que se parece esta nuvem?", e por aí em diante.

* Ponha uma música e aproveitem para dançar. Enquanto dançam, pare a música aleatoriamente e diga ao seu filho para parar também. Quando ele parar, inicie novamente, e repita várias vezes. Isso melhora as capacidades de escuta e autocontrolo.

* Pegue numa lanterna, faça figuras diferentes com a mão e peça ao seu filho para fazer também. Acenda a luz, o que faz as sombras desaparecerem, e depois desligue-a novamente. Repita várias vezes, pois as crianças gostam de coisas que surgem repentinamente, como se fosse uma surpresa. Este tipo de atividades contribui para o desenvolvimento cognitivo.

...E não se esqueça, lave as suas mãos e as do seu bebé, conforme recomendado pelas autoridades de saúde, antes e depois de jogar. Evite qualquer contato das mãos com o rosto, tanto quanto possível!

Atividades para crianças de 12 a 24 meses:

* Coloque brinquedos ou objetos de tamanhos e texturas diferentes dentro de um saco de papel/ cesto. Peça ao seu filho que coloque a mão dentro do saco, sem olhar, e toque num objeto, sem o remover, para adivinhar o que é. Deixe-o tentar adivinhar todos os objetos que se encontram dentro do saco e removê-los um a um. Este é um jogo ideal para aprender a seguir instruções, desenvolver capacidades de resolução de problemas, proporcionado também estimulação sensorial.

* Corte diferentes frutas e disponha-as num prato sob a forma de um rosto, utilizando, por exemplo, fatias de kiwi para os olhos, um gomo de laranja para a boca, uvas cortadas para o nariz, fatias de maçã para as orelhas, etc. Mude a disposição do gomo de laranja, que representa a boca (voltado para cima ou para baixo), para transmitir diferentes emoções. Proponha ao seu filho que ele faça o mesmo, e, no final, sorria ou expresse surpresa. Enquanto explora diferentes cores, formas e sabores, o bebé desenvolverá igualmente capacidades de imitação e compreensão de diferentes emoções.

* Utilize caixas grandes de cartão para construir túneis. Pode colocar um brinquedo no fim do túnel ou fechá-lo para que o tentem abrir. Se a última caixa do túnel for mais pequena, a criança terá que moldar o corpo para passar, o que ajudará a desenvolver a perceção de espaço. Este jogo é também útil no desenvolvimento de capacidades motoras e de coordenação. Supervisione sempre as atividades do seu filho.

...E não se esqueça, lave as suas mãos e as do seu bebé, conforme recomendado pelas autoridades de saúde, antes e depois de jogar. Evite qualquer contato das mãos com o rosto, tanto quanto possível!

Fontes: Direção Geral da Saúde – Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, 2013.
www.unicef.org.

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas
Messenger
Contacte-nos pelo
facebook
Faq
Descubra as respostas às
perguntas frequentes